Luiz Gonzaga da Rocha

Aos leitores, podemos nos desculpar, data vênia, pela imobilidade cultural e pelo intervalo temporal que distancia este de outros artigos, e meio ao tempo decorrido, a página saiu do ar por falta de comparecimento financeiro junto ao provedor e à empresa que administra e hospeda os nossos sites e domínios, mas, foi o envolvimento com outras atividades que nos levou ao afastamento, temporário, felizmente. Em verdade, não nos preparamos para as dificuldades das travessias dos dias amargos. Agora, curado, estamos a retornar, esperando reconquistar o tempo perdido, e parafraseando Marcel Proust, ao retomar os seus escritos: “Só nos curamos de um sofrimento depois de o haver suportado até ao fim”.

Antes da ausência não anunciada, entretanto, já havíamos sido tocados pela essência do artigo que identifica em Pinóquio, esculpido em madeira por Gepetto, mistérios e segredos maçônicos que, confesso, quero poder compartilhar com o universo dos que nos acompanha, lealmente, a distância e em silêncio. E o faço, com renovadas esperanças de estar contribuindo para o aperfeiçoamento dos (bons) costumes, em tempos de muito pouca fraternidade universal.

Inicialmente, devemos clarificar quenão logramos êxitos na identificação do autor do texto, dado que ele nos chegou de forma simplificada,graças a gentileza do Confrade Helio Pereira Leite. A posteriori descobrimos,uma versão ampliada em O Simbolismo Oculto em Pinóquio, no sítio A Mídia Illuminati, acompanhado da referência temporal 15.12.10. Mas, o texto, igualmente, continua sem autoria explicita. Para mais e melhores informações, acesse mídia illuminati no endereço http://midiailluminati.blogspot.com/2010/12/o-simbolismo-oculto-em-pinoquio.html, embora, aqui, estejamos sendo completamente fiéis ao texto original.

Quanto ao criador de Pinóquio, Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzo Fillipo Giovanni Lorenzini (1826/1890), jornalista e escritor italiano do século XIX, nasceu e viveu em Florença toda a vida e se tornou famoso por haver criado Pinóquio – um boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade–e um dos mais famosos personagens da literatura infantil. Lorenzini foi maçom e teve participação ativa na luta que resultou na Unificação Italiana.

No contexto conturbado da reunificação italiana, liderada por outro irmão, José Garibaldi, Collodi escreveu “As Aventuras de Pinóquio”, publicado em 1882/1823. Uma análise superficial do trabalho revela uma apologia para a educação e uma denúncia do vício e da ociosidade. Ideais próprios da cultura ocidental, mas são inevitáveis mandato para encomendas para as ordens esotéricas.

O Simbolismo Oculto em Pinóquio, que será apresentar seguir, guardadas as devidas proporções, nos faz recordar as famosas óperas de Mozart, dentre as quais destaco “a flauta mágica” a sua grande obra Maçônica por excelência. Mas, retornemos a Pinóquio.

A sua história simples é salpicada com considerações de ordem moral e da evolução da pessoa que faz a história de um relato iniciático, em que Pinóquio se vai desprendendo de seus muitos defeitos e se tornar um verdadeiro ser humano, uma criança neste caso.

Poucas pessoas sabem que o Pinóquio, o boneco de madeira que saiu da mente e da criatividade do escritor Carlo Collodi, não é um conto de fadas. Na verdade, seu comprimento é um romance, mas sua trama infantil suspeita é nada mais do que o veículo através do qual Collodi destina-se a entregar uma mensagem profundamente espiritual, iniciático, esotérico e desenvolvimento pessoal.

Walt Disney, que esta história imortalizada no filme de animação e cujos desenhos representam mais do que qualquer outro o boneco e os outros personagens, também foi um irmão maçom.Pinoquio foi o segundo filme de animação dos studiosDisney.

Vamos rever a história, e marcar em negrito algumas palavras que são muito esclarecedoras do ponto de vista esotérico e maçônico em particular: Gepetto, um velho mestre que usa o avental, sempre sonhou em ter uma criança, de modo que, ao ver brilhar no céu a Estrela Azul fervorosamente pediu que seu desejo fosse concedido (este é entrar em contato com um maior nível de consciência). Naquela noite, enquanto dormia Gepetto, apareceu a Fada Azul e deu vida ao boneco advertiu a se comportar bem para se tornar um menino de verdade (o compreendemos a partir da ideia de ser um homem de verdade, outra ideia inspiradora das escolas iniciáticas). Para aconselhamento sobre seu comportamento chamou o Grilo Falante com suaconsciência (o trabalho consciente de desenvolvimento pessoal é também um ideal hermético).

O Simbolismo Oculto em Pinóquio

Fonte: A MidiaIlluminati 15.12.10

O Simbolismo Maçônico em Pinóquio

Post navigation