Por Luiz Gonzaga Rocha

A exposição Brasília 55 anos – da utopia à capital, reúne fotografias, maquetes, objetos históricos, documentos e vídeos, a exposição revela a evolução da capital desde as primeiras fundações até a atualidade. Com entrada gratuita, a mostra estará aberta à visitação na Galeria Athos Bulcão (prédio anexo ao Teatro Nacional) e permanecerá em Brasília até o dia 31 de maio.

Ao completar 55 anos, Brasília ganhou, dia 23 de abril, a exposição Brasília 55 anos – da utopia à capital. Com fotografias, maquetes, objetos históricos, documentos e vídeos, a exposição revela a evolução da capital desde as primeiras fundações até a atualidade, numa retrospectiva com itens pouco conhecidos pelo público. A mostra, que já percorreu sete países, tem curadoria de Danielle Athayde e está sendo trazida pela primeira vez a Brasília pela Caixa Seguradora, empresa que inaugurou este ano na cidade sua sede própria.

A maior novidade para o público é que nesta primeira edição a capital receberá a versão mais completa do acervo. “A cada cidade o trabalho de um novo artista foi incorporado, sempre vinculado ao contexto geral da exposição”, diz a curadora Danielle Athayde. “São mais de 300 itens essenciais para o entendimento da formação da nova capital brasileira”, acrescenta.

Na exposição haverá uma linha do tempo, em que todos os eventos serão relatados. Os personagens principais dessa história, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o paisagista Burle Marx e o arquiteto Oscar Niemeyer, serão homenageados. Durante a mostra, desenhos originais dos principais monumentos criados por Niemeyer – de propriedade do arquiteto e colecionador Carlos Magalhães (braço direito de Niemeyer) – poderão ser vistos nesta edição da mostra.

Os visitantes poderão apreciar, ainda, peças cedidas por colecionadores e preciosidades cuidadosamente garimpadas pela curadoria mundo afora. Dentre os principais itens estão instrumentos de medição usados durante a Missão Cruls, desenhos originais de Lúcio Costa e cartas trocadas pelos arquitetos Niemeyer e o francês Le Corbusier. Também fazem parte do acervo Cliques exclusivos de fotógrafos que registraram a capital em diferentes momentos da história, como Peter Scheier, João Facó e Rui Faquini.

“A chegada da mostra a Brasília é um momento especial. Saber que a cidade nasceu de um sonho e hoje abriga milhares de pessoas de outros estados que aqui construíram suas vidas e famílias é emocionante e tem um gosto especial”, revela o gerente de comunicação corporativa da Caixa Seguradora, Rodrigo Cicutti, mineiro que mora há seis meses em Brasília.

Com entrada gratuita, a mostra estará aberta à visitação na Galeria Athos Bulcão (prédio anexo ao Teatro Nacional) e permanecerá em Brasília até o dia 31 de maio.

Fonte: Texto e Imagem – Brasil 247-17 de abril de 2015.

Postagem: www.unidosporbrasilia.com.br – 18/04/15 – LGR

BRASÍLIA 55 ANOS: EXPOSIÇÃO INÉDITA

Post navigation