DISCURSO DE POSSE AO VENERALATO 2021/2023
Por Eilton Oliveira do Nascimento
Meus queridos e amados irmãos,
Tomado de extrema emoção e elevada honra por assumir o primeiro malhete desta oficina, eu corro o risco de não conseguir me expressar.
Enquanto busco dominar as minhas emoções, vou começar por agradecer:
Agradeço ao Grande Arquiteto Universo pela oportunidade de chegar a este momento, que engrandece e enobrece qualquer maçom:
– Agradeço ao meu padrinho – Mauro Rodrigues de Souza, – meu sogro – já falecido, por me indicar a maçonaria como o caminho reto, justo e virtuoso;
– Agradeço ao irmão Gervásio Moreira Neto, ex-venerável desta oficina, também falecido, pelo incentivo para que eu permanecesse na ordem e por me indicar esta loja para minha filiação;
– Agradeço aos Irmãos José Ricardo, Jairo Torquato e Marcos Abreu, pelo interesse e pelo empenho na minha (segunda) filiação à esta casa;
– Agradeço a todos os irmãos da loja do Aleijadinho, pela confiança e pela honra que me concedem de manusear o primeiro malhete de uma loja tão importante para os irmãos, para o Grande Oriente do Distrito Federal e para o Grande Oriente do Brasil.
Não posso deixar de agradecer ao V\ M\, irmão Fábio Luís Trinca, pela confiança em me indicar como 2º Vigilante na sua gestão, o que muito me honrou e me ensinou muito.
Por fim, preciso agradecer à minha esposa, Rose, e aos meus filhos, Pedro Henrique e Ana Flávia, por todo incentivo e apoio nas minhas atividades maçônicas.
Meus irmãos, eu poderia ter escrito um belo discurso, falar da vida, da Ordem, do País e de muitos temas importantes para nossas vidas. Porém, não o fiz.
Não o fiz porque a responsabilidade que vocês me delegaram é tão grandiosa, que eu não preciso me comprometer com outras, a não ser com a Harmonia, a Paz e o Progresso desta casa.
Quero dizer-lhes que eu tenho a exata noção da responsabilidade que vocês, em mim, depositaram. Tenho consciência do papel de quem assume esse trono porque, se ele é denominado Trono de Salomão, quem conhece os dotes e a sabedoria de Salomão sabe, exatamente, o que representa ser Venerável de uma loja maçônica.
Mas, meus irmãos, nem Salomão com toda sua sabedoria, cumpriu a sua missão sozinho, ao seu lado estavam: Aprendizes, Companheiros e Mestres.
Então, o Venerável também não conduz uma loja sozinho. Assim, eu desejo muito contar com a união e a participação de todos para mantermos esta loja no caminho que ela sempre trilhou: Da Paz, da Harmonia e da Concordia.
Aqui estou a prometer o meu trabalho, a minha dedicação e o meu dever de pugnar para que a “Tríplice Argamassa” seja o alicerce que constrói o Progresso dos nossos irmãos e da nossa Loja.
Antes de encerrar, eu desejo revelar alguns dos meus sonhos para esta casa:
Eu sonho com uma Loja unida, coesa, lastreada na fraternidade, no amor e no respeito a todos os irmãos, independentemente de que eles sejam iniciados em nossos Augs\ Mistérios ou vivam nas sarjetas da vida;
Eu sonho com a manutenção de uma loja voltada para a verdadeira essência da maçonaria, para a compreensão dos seus preceitos e para a formação de homens, sem títulos e sem vaidades, que só visem o bem, o amor, a paz, a liberdade dos seus semelhantes, a Ordem e o Progresso das Nações;
Eu sonho com a união, com a confraternidade e com o fortalecimento dos laços de amizades entre nossas famílias;
Eu sonho com a nossa loja forte e unida a caminhar de braços dados com o Grande Oriente do Distrito Federal, em marcha firme para o progresso.
E como são apenas os meus sonhos, eu os convido a sonhar comigo, para que não sejam apenas os meus sonhos.
Finalizo, parafraseando Raul Seixas:
“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só,
mas sonho que se sonha junto é realidade.”
Então, meus irmãos, vamos sonhar e transformar nossos sonhos em realidade.
Muito Obrigado!
Brasília, 19 de junho de 2021

Eilton Oliveira do Nascimento – MM. Grau 30 – VM da ARLS Antônio Francisco Lisboa nº 3.793 – Oriente de Brasília/Distrito Federal. Graduado em Administração de Empresas; Pós-Graduado em Gestão de Negócios de Varejo. Funcionário Aposentado do Banco do Brasil. Empresário.
Marcadores: #Maçonaria. #Aleijadinho. #Discurso de Posse #Brasil / Postagem: www.asceta.33.com.br/Aleijadinho – 24/06/2021.
Crédito da Imagem principal: Estátua de Abdias, um dos doze profetas que compõem a famosa obra de Aleijadinho. jean-jacques/Fotolia.
