O ENTUSIASMO MAÇÔNICO

Por Luiz Gonzaga Rocha

Os gregos chamavam ao entusiasmo “Deus Interior” e nos vamos dizer que o entusiasmo “é um estado de espírito que inspira e incita o indivíduo à ação”. O entusiasmo é responsável pelas grandes façanhas da humanidade. Ele é, em relação ao ser humano, a força motora vital, sem o qual seremos como uma bateria elétrica sem eletricidade. 

O homem iniciado maçom precisa sentir-se entusiasmado consigo mesmo e com a Maçonaria. Precisa ter sempre em mente que ele “é um farol” dos princípios da Maçonaria Universal e que a sua missão maior é a de superar-se espiritualmente, de modo a desvencilhar-se dos sentimentos de materialidade, principalmente dos sentimentos de avareza, ciúme, vingança, intolerância, egoísmo, suspeição, desonestidade, desejo sexual descontrolado e outros sentimentos similares que a sua mente possa conceber.
Estejamos alertas. Quando percebermos que em um Irmão o Entusiasmo se “esvazia” e que “os seus atos calam as suas boas intenções”, que abatem-se o ânimo, fecham-se os olhos e ouvidos para o ideário maçônico e, que o processo evolutivo que crescia dentro dele começa a definhar e a retomar o caminho da prevalência da matéria sobre o espírito, relegando os postulados maçônicos, ausentando-se das sessões ritualísticas e do contato com os irmãos. Não esperemos mais, é hora da aplicação do “tratamento do entusiasmo maçônico”. Procuremos injetar “doses maciças de entusiasmo em nosso irmão”. Não abdiquemos de prestar nosso auxílio e de correr em seu socorro – uma palavra, no momento certo, pode valer mais que um milhão de cifrões – oferecendo-nos para servir com franqueza de propósitos e com o entusiasmo maçônico estampado em nosso semblante.
Lembremo-nos de que as grandes realizações são sempre fruto de grandes sacrifícios e nunca o resultado do egoísmo. Por fim, lembremo-nos de que a sugestão é o princípio por meio do qual as nossas palavras perpassam-nos e os nossos atos e até mesmo o nosso estado de espírito influenciam as outras pessoas.
Maçons Alerta….

Capturar

∗Luiz Gonzaga Rocha – 33, Membro Efetivo e Fundador da ARLS Antônio Francisco Lisboa nº 24 (hoje nº 3793), Benemérita da Ordem, fundada em 21 de junho de 1985. O Presente artigo foi publicado no Jornal “O Aleijadinho” nº 02, que circulou em dezembro de 1996.
Marcadores: #Maçonaria. #Entusiasmo #Aleijadinho #Brasília #Brasil
Postagem: www.unidosporbrasilia.com.br/aprendiz – 27/11/2018.

O ENTUSIASMO MAÇÔNICO

Post navigation